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Foto do escritorREVISTA ZUNÁI

2 POEMAS DE RAFAEL FAVA BELÚZIO

Arte de Jeannetti Priolli



Jam Session 10½

 

Xadrez de estrelas da madrugada

 

aprender a morrer

Michel de Montaigne

em Os Ensaios

 

Ser como o rio que deflui

(…)

Se há estrelas, refleti-las

Manuel Bandeira

em “O rio”

 

tudo ricorrente

Haroldo de Campos

em “Heráclito revisitado”

 

O Bandeira com quem temos algo

a aprender:

espírito de inquietude inventiva

 

Bandeira é um desconstelizador:

do deslocamento

repentino –

imprevisibilid-ode

 

Jogo de sintagmas

desmembrados

e remontados –

MB ressalta a importância do poema tipográfico

 

Pelo próprio caráter circunstancial

das produções bandeirianas:

desconstelizador de si

 

Cf. HAROLDO DE CAMPOS, “Bandeira, o desconstelizador”


 

Retratos fotográficos

 

[A] O modo de criar de Bandeira

se revela afim àquele que caracteriza

o poeta ‘ingênuo’ de Schiller

Davi Arrigucci Jr.

em Coração partido

 

No primeiro caso, constitui-se o poeta ingênuo;

no segundo, o poeta sentimental.

Friedrich Schiller,

em Poesia ingênua e sentimental

 

No entanto, há no pensamento do homem

outros ritmos e outras implicações numéricas

como as que privilegiam o número 3.

Antonio Candido,

em “A passagem do dois ao três”

 

Não é do realismo

rasteiramente submisso ao documento

 

Não se trata de intervencionista

que queria

 

Prepara sua luz

exigindo dela o ambiente necessário

à caracterização

 

Cf. BANDEIRA, Crônicas inéditas 2.

 

[B] A “ingenuidade” bandeiriana não é por certo

meramente espontânea ou instintiva (…),

mas é em grande parte produto de uma construção verbal altamente refletida e refinada

Davi Arrigucci Jr.,

em Coração partido



 

 

Rafael Fava Belúzio é graduado em Letras pela Universidade Federal de Viçosa, com formação suplementar em Filosofia pela Universidade Federal de Minas Gerais, mestrado e doutorado em Letras: Estudos Literários (UFMG). Autor de Opus 10: ensaio desentranhado e organizador de Sou poeta menor, perdoai: Manuel Bandeira pela crítica contemporânea.

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